segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Então... Conheci o "Mundo dos Animes"


Olá! 
 
Eu sou Giselle e, a partir de hoje, estarei postando algumas coisinhas relacionadas a animes e mangás aqui no Blog da Editora Maresia, sem deixar de lado as publicações nacionais pertinentes ao tema. <3
 
Agradeço ao Pedro Neves e a Editora por ceder um pequeno espaço para as minhas divagações a respeito deste tema e por sua confiança em mim!

Talvez você esteja se perguntando quem sou eu... Bem, eu sou uma simples fã da cultura japonesa, que começou a se interessar por esse imenso universo que é o "mundo dos animes" lá em 1995, quando houve o "boom" com Cavaleiros do Zodíaco. Claro que algumas animações japonesas já haviam passado nas TV’s brasileiras antes, mas ninguém pode negar que foi com esse anime envolto em lutas entre o bem e o mal, armaduras e mitologia grega que a febre começou e, depois disso, não parou mais!

Cavaleiros do Zodíaco


Lembro-me que, na época, eu não era muito fã de ler e foi por causa desta e outras animações que estouraram também (Shurato, Sailor Moon, Guerreiras Mágicas de Rayearth, etc), que comecei a desenhar mais e, principalmente, ler. Eu queria saber tudo sobre mitologia grega, romana, hindu e qualquer outra que me aparecesse pela frente... E, como na época a internet ainda estava engatinhando e era basicamente artigo de luxo, o jeito era fazer do modo tradicional, ir para a biblioteca pública e passar a tarde toda lendo ou pegando os livros para ler em casa. 

Guerreiras Mágicas de Rayearth
Posteriormente passei a comprar revistas voltadas para esse gênero e lembro que a primeira que comprei foi a Animax n° 10, que tinha na capa uma imagem do mangá de Rayearth e aí me fascinei de vez e passei a comprar as revistas que falavam sobre o assunto.

O único modo que eu tinha – e muitos outros fãs – de saber a respeito dos animes que passavam na televisão e outros ainda inéditos aqui, era através desta e outras revistas. 

10 anos se passaram... E eu ainda comprava as revistas especializadas, porque viver com internet discada era um drama só! A nova geração não passou por isso, mas por volta de 2005/2006, era sempre uma luta baixar qualquer coisa da net, afinal a internet discada mal chegava a 256kbps... Download, então? Se chegasse a 5kbps era motivo para soltar fogos! Rsrsrs Um arquivo em RMBV de 60MB demorava quase 3 horas para baixar... Podem imaginar isso?!? Podem? XD Isso se, quando faltasse 2% pra finalizar, seu pai/ mãe/ irmão não tirasse o telefone do gancho e fizesse a net cair. Aí era desespero total! 

O lançamento dos mangás de Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball foi um alvoroço só e eu sempre esperava ansiosa para ler o próximo número. E sonhava em ter shoujos (mangás voltados para garotas) lançados no Brasil, como Rayearth, Fushiji Yuuji, Sakura Card Captor e Sailor Moon (este último lançado apenas em 2014). 
 
Sailor Moon
E... Pensando nisso... Cara, eu to velha! Rsrsrs 
Bom, mas graças ao universo de anime e mangá (e a cultura japonesa em geral), eu também passei a desenhar mais e comecei a treinar e lapidar meu traço neste estilo. Minhas inspirações são: Cavaleiros do Zodíaco (Claro! Rs O traço do anime), Sailor Moon, Rayearth e, mais tarde, outros trabalhos da CLAMP (X-1999, RG Veda, etc) e Shoujo Kakumei Utena.

Os animes e mangás não foram para mim – e acredito que para muitos também – apenas um modo de diversão. Eles não são, de forma alguma, só "coisas de crianças", longe disso! Através do contato com a cultura japonesa e seu universo onde nem sempre as coisas são preto no branco, eu adquiri vários conhecimentos, porque queria ler mais, conhecer a cultura, os costumes, analisar personalidades, enredos, comparar tradições e perceber lições ensinadas nas entrelinhas. 
 
Shurato

Se você não acha que animes e mangás são cultura, reveja seus conceitos! Tente conhecer um pouco mais a respeito. Daqui para frente, estarei trazendo para vocês pequenas curiosidades, novidades e percepções desse universo tão vasto! E espero, é claro, saber também a opinião de vocês, leitores. :3
 
Então, até a próxima!
 
Atenciosamente, 

Giselle Vieira
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário:

  1. Maninhas, que texto show!!!

    Sabia que iria arrasar!!!

    Ri muito lembrando do drama com a internet. E lembrar quanta coisa boa o BOOM que os animes e coisas otakus nos trouxe foi nostalgico. Fico grata por isso.

    Ansiosa pelas proximas postagens

    Bjus

    ResponderExcluir